AC realiza Mostra Anual no Cinema da Praça de Paraty

Associação Cairuçu realiza Mostra Anual no Cinema da Praça de Paraty

O Cinema da Praça Zé Kleber de Paraty recebe o público para a Mostra Anual do Programa de Tecnologia e Inovação (PTI) da Associação Cairuçu no dia 04 de Dezembro de 2018, a partir das 17 horas. O evento traz o olhar dos alunos para um espaço cultural da cidade e convida todos a conhecerem os trabalhos realizados ao longo do ano nos projetos dos Centros de Educação Integral Cairuçu nas comunidades do Patrimônio, Laranjeiras e Ponta Negra.

No início do encontro a Coordenadora do PTI Gilmara Kíria participa de uma Roda de Conversa com as Educadoras Débora Monteiro, Janis Goldbard e Mariana Vergara para apresentar a Exposição Furta Cor, a Revista CEIC, os filmes em stop motion e o documentário “A Vida é um Sonho”. Todos os produtos da Mostra foram produzidos de maneira colaborativa e coletiva pelos estudantes dos cursos de Fotografia, Informática Educativa, Captação e Edição de Vídeos e Jovem Comunicador.

Nas aulas de Fotografia no primeiro semestre de 2018 os estudantes trabalharam teoria e prática de maneira transversal com o Programa Educação e Meio Ambiente trazendo a Natureza para dentro do laboratório e utilizando o microscópio como instrumento para produção das fotografias. “A composição impacta não apenas o visual da sua foto, mas também a forma com que o observador pensa ou sente em relação a ela, identificando a relação existente entre indivíduo, meio ambiente e fotografia”, conta Gilmara Kíria. Depois de refletir sobre o micro, os estudantes participaram de aulas na Fazenda Bananal e no Lavandário em Cunha para pensar o macro e a integração com a Natureza. O trabalho pode ser visto na Exposição Furta Cor, que estreou no salão da Câmara Municipal de Paraty e foi produzida com estruturas móveis para ser itinerante e ocupar outros locais da cidade.

As atividades do projeto Informática Educativa também priorizam a troca de saberes, conhecimentos, experiências, valores e sentimentos. Como se fosse mágica, papéis são reciclados e se transformam em uma linda maquete para o cenário das lendas de Paraty! A partir da oficina de papel machê os estudantes criaram uma maquete o cenário dos filmes em stop motion (link para https://www.facebook.com/associacaocairucu/videos/vb.254985797965383/1296932360437383/?type=2&theater ) que contam histórias de lendas e imaginação. O resultado é exibido na tela do Cinema da Praça.

No Curso Jovem Comunicador os estudantes aceitaram o desafio de produzir um material gráfico para registrar a convivência nos CEICs. O lançamento da Revista CEIC, elaborada a muitas mãos pelos jovens comunicadores da Associação Cairuçu, é a conclusão do esforço de incentivar os jovens a refletir sobre a relação com a Comunicação e as novas Tecnologias para registro de narrativas e do relacionamento com os territórios.

No filme documentário “A Vida é um Sonho”, que encerra a Mostra Anual e representa a conclusão das atividades do Curso de Captação e Edição de Vídeos, a vontade dos jovens contarem suas histórias e expandirem seus sonhos costura o roteiro com entrevistas de quem ainda tem dúvidas sobre o futuro e pessoas que encontraram sucesso em trabalhos que realizam com dedicação e amor.

33163121_1237601063037180_3501644964792631296_n Lucas Domigues-1 Macro p20

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *