festival de Arte e cultura cairuçu

Uma festa para quem vive Paraty 365 dias por ano

Exposição de arte manual, mostra de fotos, sessões de filmes, shows, apresentações de dança e teatro, bate-papo sobre cultura e arte e muitas brincadeiras. A primeira edição do Festival de Arte e Cultura Cairuçu, aconteceu numa tenda no Sítio Águas Lindas, no bairro do Patrimônio, em Paraty, de 6 a 8 de novembro de 2015, e trouxe atrações variadas e imperdíveis, que têm tudo para entrar no calendário da cidade. As atividades são resultado das oficinas realizadas com crianças, jovens e adultos ao longo do ano nos três Centros de Educação Integral Cairuçu (CEICs): Laranjeiras, Patrimônio e Ponta Negra. Os CEICs são uma iniciativa da Associação Cairuçu para levar de graça à população de Paraty mais ações ligadas à educação, esporte, cidadania e cultura.

O fio que enlaçou esta história desde o início foi o brincar. Foi essa ação que conduziu as atividades educativas praticadas – igualmente por adultos e crianças – nos CEICs durante o ano. Nas horas passadas nas quadras das comunidades, na praia ou nos centros, coordenadores, educadores, monitores e crianças se divertiram pulando corda e amarelinha, jogando bola e produzindo toda a arte que foi mostrada no Festival. Através da apresentação dos trabalhos foram compartilhados com a cidade os cursos, as palestras e as oficinas que aconteceram nos centros em 2015.

A ideia do festival – que converge com o objetivo dos CEICs – é sensibilizar a comunidade local, contribuir para a formação de público e entender a cultura como um meio de promoção de cidadania e autonomia. Esse objetivo se torna ainda mais relevante se forem levadas em conta as especificidades de Paraty: cerca de 38 mil habitantes, sendo que 25% estão dispersos em diversas comunidades pequenas, muitas delas isoladas. Além disso, as atividades culturais acabam sendo mais pontuais, visando aos turistas que visitam a cidade.

O Festival foi uma realização da Associação Cairuçu e do Ministério da Cultura com patrocínio do Instituto CCR e aconteceu de 6 a 8 de novembro, no Sítio Águas Lindas, Patrimônio, Paraty – RJ.