QUEM SOMOS

A Associação Cairuçu é uma OSCIP fundada em 2002 e tem como objetivo promover a educação para o desenvolvimento humano, econômico, cultural e ambiental do município de Paraty/RJ. Atua de maneira mais intensa na região sul de Paraty, em territórios de vulnerabilidade social e com populações moradoras em Unidades de Conservação. Seus programas e projetos são, prioritariamente, voltados para crianças e jovens, e estão pautados no equilíbrio essencial entre a valorização e o respeito ao meio ambiente e ao ser humano.

QUEM SOMOS

A Associação Cairuçu foi fundada no ano de 2002 por algumas pessoas proprietárias de casas no Condomínio Laranjeiras que atentas aos desafios sociais e ambientais da região, uniram-se para ajudar na superação. Ao longo dos seus 14 anos de vida, foi desafiada a construir estratégias de ação mais amplas no âmbito do desenvolvimento humano e da educação. Já há alguns anos, a Associação Cairuçu tem a educação como foco principal de suas atividades e é responsável por diversos projetos com reconhecimento local e nacional.
POR QUE PARATY?

Paraty atualmente tem uma população estimada em 40.478 mil habitantes, sendo que 25% destes estão dispersos em diversas comunidades pequenas rurais e costeiras, muitas vezes isoladas. Apesar da exuberância dos atrativos naturais com um dos maiores percentuais de cobertura vegetal da Mata Atlântica do Brasil, e de ser um dos pontos turísticos mais procurados do país, ainda é um município com baixo rendimento na área de educação e com graves problemas sociais. Paraty tem índices que a colocam entre uma das cidades mais violentas do Estado do Rio de Janeiro.
NOSSOS PRINCÍPIOS

Missão: Educação para o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental da região de Paraty. Visão: Ser reconhecida como uma das principais agentes de transformação na região de Paraty em referência nacional de desenvolvimento sustentável. Valores: Profissionalismo, perseverança, parceria, inovação e sustentabilidade.

POR QUE PARATY?

Paraty tem uma população estimada em 40.478 mil habitantes, dos quais 25% estão dispersos em pequenas comunidades localizadas nas zonas costeira e rural, algumas em condições de isolamento, e com escassez de serviços públicos básicos. O município faz parte da região que possui a maior concentração de remanescentes da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro e é uma das cidades mais procuradas no país por seus patrimônios ambiental, histórico e arquitetônico. Entretanto, apresenta os mais baixos índices educacionais da região sul do RJ, com um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 4.5, de acordo com o IDEB de 2013.

PARTICIPAÇÃO EM FÓRUNS E CONSELHOS LOCAIS
COMTUR – Conselho Municipal de Turismo
CMDCAP – Conselho da Criança e do Adolescente de Paraty
CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social
Rede de Bibliotecas Comunitárias de Paraty

PRÊMIOS
Menção Honrosa Prêmio Itaú Unicef 2009 – Aliança Pela Educação
Semifinalista Prêmio Itaú – Unicef 2011 – Centro de Educação Integral Ponta Negra
Semifinalista Prêmio Itaú – Unicef 2015 – Centro de Educação Integral Ponta Negra
Finalista Prêmio Excelência Itaú Social 2016 – Programa de Educação e Meio Ambiente

CERTIFICADOS
Instituto Criança é Vida 2009
Concurso Escola de Leitores 2009 C&A
Selo Itaú Excelência Social 2016 – Categoria Educação Ambiental

EDITAIS
Ministério do Meio Ambiente 2013- Sala Verde
Itaú Social 2014 -Comunidade Presente
Itaú Social 2014 – Paraty Presente

PROJETOS CERTIFICADOS EM RENÚNCIA FISCAL
Minc 2014 – Festival de Arte e Cultura Cairuçu
Minc 2014 – Festival Aves de Paraty